Servindo a gente se sente realizada

A importância da atuação do grupo Assanta, em Lagoa Santa, que faz o bem diariamente


Alba Alves

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o voluntário como jovem ou adulto que devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos. Além de disponibilizar um talento em prol de um trabalho sem remuneração, o voluntariado não exige escolaridade ou idade e os únicos pré-requisitos são amor e dedicação. No currículo a experiência que precisa ser comprovada é a da vida e os locais de serviços são creches, escolas, hospitais, casas de repouso ou onde o outro precisar.

O grupo Assanta – Associação de Voluntárias de Lagoa Santa – tem um currículo impecável no quesito ajuda ao próximo. Desde 2001, quando Leda Gontijo decidiu criar o grupo, que o trabalho vem sendo exercido na Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa.
Segundo Gilcea Guimarães Fonseca, vice-presidente da associação, as jovens senhoras (a média de idade é de 65 anos) se reúnem semanalmente para criar peças que são vendidas em um bazar. O hospital informa a demanda e elas correm atrás do resto.  “Nós não passamos dinheiro para o hospital, nós entregamos o que eles precisam dentro da nossa realidade”, explica. Gil, como gosta de ser chamada, disse que os sorrisos e o carinho acabam deixando o trabalho mais leve e servem como terapia para cada uma do grupo. “Quando a gente acha uma turma dinâmica e amiga, como essa, nós ficamos mais entusiasmadas com nosso trabalho”.
Recentemente elas receberam a doação de lençóis de um hotel da cidade e agora elas estão reformando as peças para entregá-las aos pacientes.
As 22 voluntárias fazem artesanato em MDF, pintura, decupagem, panos de pratos bordados, peças de decoração, almofadas, caixas decoradas, entre outros objetos. “A doação de tecidos de algodão para criamos nossas peças é muito bem vindo. Temos uma conta corrente registrada em nome da associação onde recebemos dinheiro para comprar material”, conta.

Comentários

Postagens mais visitadas