Campeonato Mineiro de Rally 2017 tem competidor de Lagoa Santa

Após seis anos fora do calendário de competições o Mineiro de Rally retorna as atividades e alegra os apaixonados pelo esporte

 Alba Alves

Minas Gerais voltou ao cenário nacional de corridas off-roads com a edição do Campeonato Mineiro de Rally  (CMR) e usou a Fazenda do Treme, em Inhaúma, próxima a Sete Lagoas, para as duas primeiras etapas da competição. O campeonato era destinado apenas aos carros e agora foram criadas novas categorias para as motos, os quadriciclos, os UTVs (intermediário entre carro e quadriciclo) e os autocross (gaiolas).
Luís Flávio Cabral é competidor na categoria UTV 900 e morador de Lagoa Santa. O amante de velocidade lidera o campeonato com duas vitórias consecutivas e já foi considerado uma revelação no campeonato mineiro de 2001 quando teve 100% de aproveitamento. Agora ele promete surpreender novamente com o UTV Polaris RZR 900S original de fábrica. “Grande parte dos competidores de UTVs são pilotos que estão migrando de outras categorias como carros e motos e isso aconteceu comigo também. Esse veículo não demanda de oficinas hiperespecializadas, está tudo pronto para competir”, diz.

O trecho cronometrado foi estendido de 19,8 para 24 quilômetros e o grid é o maior da história. Só na primeira etapa foram 33 participantes, já na segunda foram quase 50 e os competidores vêm de todos os cantos do país.  O Piloto Célio Brasil, também de Lagoa Santa/MG, lidera o campeonato na categoria UTV Turbo Light.
Nova categoria UTV – O Utility Type Vehicle – UTV – é um veículo com agilidade, desempenho e capacidade de vencer obstáculos e atrela o melhor dos carros, motos e quadris. Talvez por este motivo, a categoria tem atraído inúmeros competidores interessados no esporte. Ele não faz parte do conhecimento popular quando se pensa em automóveis, mas a nova categoria tem ganhado relevância por ter um nível de segurança próxima dos carros.

É isso que Luis explica em entrevista ao jornal Cidade em Pauta “a grande vantagem no UTV é, que este veículo pode ser adquirido em uma concessionária e com o mínimo de investimento em acessórios. O proprietário pode contar com um equipamento extremamente seguro e de alta performance”.
De acordo com a BH Polaris, patrocinador, o custo é mais em conta e alguns comparam o “carrinho” (motor de 1.000 cilindradas) aos buggys, porém muito mais rápido e com uma aceleração bem forte.
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