Casamento gay ainda é tabu no Brasil?

Evento em Belo Horizonte reúne 30 mil pessoas nas ruas em defesa aos direitos do segmento LGBT, mas ainda assim tem gente que não aceita estas uniões homoafetivas

Por Alba Alves

 
O assunto não é fácil de ser abordado em rodas de bate papo ou em reuniões de família. A verdade é que muitas pessoas não querem falar sobre o homossexualidade. O fato é que chama a atenção não haver diálogo aberto sobre o tema, uma vez que é realidade no cotidiano nacional. 
Recentemente uma novela  da TV Globo colocou no ar o beijo gay entre mulheres e foi um reboliço só! "Meu filho não pode ver isto.", " Eu não aceito.", " Isso não é de Deus.", " Falta de respeito.", muitos questionamentos e discussão ampla nas redes sociais.
O assunto ainda é tabu no Brasil? Existe discussão ou só opiniões jogadas ao vento?Os pontos de vista são variados e muitos questionamentos vem a tona.
Foto Jornal Tudo BH
A 18ª edição da "Parada do orgulho LGBT", realizada ontem em Belo Horizonte, reuniu cerca de 30 mil pessoas simpatizantes pelo assunto. Logo devemos acreditar que não é algo que podemos deixar de lado e fingir que não vemos. Até a década  de 90 a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda considerava o homossexualismo uma doença mental.
Muitos consideram o Brasil um país que engatinha em vários assuntos e neste, especificamente, eu concordo. Só no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram confirmados mais de 60 mil casais homossexuais no Brasil, sendo a maior concentração no sudeste com mais de 32 mil.
De acordo com a revista on-line Carta Capital  a Suprema Corte dos EUA  liberou o casamento gay considerando inconstitucional a união apenas de homens e mulheres. 
No Brasil, ainda não temos uma   definição da opinião do presidente, ou da presidenta, se preferir, sobre o assunto e o apoio do presidente Obama fez a diferença junto as criticas dos conservadores e religiosos fanáticos.  
Aqui no Brasil o casamento gay é autorizado, mas não no formato de Lei. Desde 2013 o Conselho Nacional de Justiça determinou que os cartórios realizassem os casamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas