Entrevista com Eduardo Costa


O romântico mais sertanejo do Brasil 



Por Alba Alves


Quando o assunto é música sertaneja, logo vêm a ideia de duplas, irmãos cantando juntos, chapéu de cowboy, mas com Edson Vander da Costa Batista foi diferente. Conhecido nacionalmente como Eduardo Costa, o cantor nascido em Belo Horizonte, foi o primeiro a subir sozinho no palco e fazer sucesso com o ritmo sertanejo. Dono de um visual, no mínimo, despojado, cabelo arrepiado e roupas coladas no corpo, Eduardo foge dos padrões. A voz é rouca e quando canta, parece que o coração é entregue aos fãs, canta com a alma.
Compositor, músico e cantor consagrado, Eduardo Costa disse em entrevista ao jornal Conexão Notícias que nasceu para cantar. “Eu não virei artista, eu nasci artista”, resume. Apaixonado com o trabalho de Leonardo (artista convidado para participar da gravação do primeiro DVD de Eduardo Costa) o sertanejo contou que compor é um momento e se inspira em músicas românticas. Os ídolos são inúmeros como: Trio Parada Dura, Chitãozinho e Xororó, Luis Miguel, Celine Dion, uma lista grande. Eduardo Costa revelou ainda, que tem vontade de dividir o palco com alguns cantores brasileiros. Almir Sater seria um deles. 

“Sempre oro e agradeço a Deus por tudo que ele me proporciona, e peço que as minhas músicas façam história na vida dos meus fãs”. Eduardo Costa
 
As dificuldades de inicio de carreira quase foram empecilhos para o cantor. Por três anos, o jovem desistiu da carreira, e só retornou, quando teve certeza que era bom no que fazia. “Eu não canto por dinheiro, canto por amor. Gosto disso”, diz. O compositor já trabalhou como office boy, vendedor ambulante e sustentou a mãe e a irmã pequena. Com 12 anos era responsável pelo sustento familiar. Eduardo já morou em mais de 50 cidades mineiras e se diz apaixonado por Minas Gerais. Segundo ele, existe uma energia nas pessoas e isso é o que encanta nos mineiros. Sobre os fãs, o músico revela que adora as cartinhas e os presentes que recebe nos shows. Ele disse que a “loucura” mais surpreendente não poderia ser revelada, pois “é quente”.
Para o cantor, uma senhora de 65 anos, moradora de uma cidade no interior de São Paulo, foi a mais ousada ao tatuar o braço com o nome do cantor. “Fiquei bobo quando vi aquilo. A logo é grande, Eduardo Costa de ponta a ponta”.
Questionado sobre a comparação feita com o cantor Zezé de Camargo, Eduardo explica que nunca teve a intenção de imitar. “Quem conhece a minha carreira sabe a diferença e não faz mais está comparação. Os meus grandes ídolos sempre foram o Leandro e Leonardo”. Atualmente com reconhecimento nacional e internacional o mineiro se diz satisfeito com os bens materiais que já adquiriu. Um apaixonado por motos, Eduardo não tem mais vontade de ostentar, “já passei dessa fase”, esclarece.
O paizão, como ele mesmo se define, gosta de passear com a filha Maria Eduarda, a Dudinha, no Zoológico e nos parques da capital. “Gosto de fazer coisas de criança, muitas que eu não tive a oportunidade de fazer na minha infância”.

Curiosidades 
  • Antes da fama Eduardo Costa morou com Cesar Menotti & Fabiano por um tempo e também com a dupla Alan & Alex 
  • O cantor nasceu em Belo Horizonte, mas aos sete meses se mudou para a cidade de Abre Campo à 216 quilômetros da capital. Retornou para iniciar o caminho do sucesso 
  • O cantor é do signo Sagitário e nasceu no dia 13/12/1979
Rapidinhas

Deus: O único sentido da vida.
Música: Minha alma
Perfume: One Million
Esporte: Malhação.
Lugar: Meu Rancho em Escarpas do Lago
Lembrança boa: Ouvir a minha música pela primeira vez na rádio.
Lembrança Ruim: Passar fome
Time de coração: Cruzeiro
Música especial: “Coração aberto” foi minha primeira composição a tocar nas rádios e me projetar nacionalmente.



Comentários

Postagens mais visitadas